Conheça o novo laudo de inspeção predial para condomínios

Condomínios
12/10/2020

Novo Laudo de Inspeção PredialManter um edifício em bom estado de conservação para garantir a segurança dos seus condôminos e visitantes é uma das maiores responsabilidades de qualquer síndico.

Para ajudá-los nessa tarefa a ASTER celebrou uma parceria com a TUONO ENGENHARIA, empresa capacitada para produzir laudos de inspeção predial. Os laudos são avaliações periódicas capazes de identificar, prevenir e priorizar os problemas de uma edificação (infiltrações, fissuras, rachaduras, riscos de elétrica, fachada etc.).

Desde 21 de maio de 2020, está em vigor a Norma técnica ABNT NBR 16747 Inspeção Predial – Diretrizes, conceitos, terminologia e procedimento. A norma detalha como devem ser feitos os relatórios de inspeção predial levando em consideração a obrigatoriedade da realização por profissionais habilitados e registrados no CREA ou CAU. Ou seja, o laudo só pode ser feito por um engenheiro ou arquiteto capacitado para tal.

Vários aspectos devem ser analisados durante a inspeção e o síndico precisa estar bem preparado para as solicitações que podem ser feitas.

O laudo analisa o estado de conservação, condições técnicas de uso e de manutenção de todos os elementos que compõem e fazem uma edificação existir:

  1. Hidráulica;
  2. Elétrica;
  3. Impermeabilizações;
  4. Estruturas;
  5. Vedações;
  6. Fachadas;
  7. Pisos;
  8. Entre outros.

Além de avaliar e atestar a segurança e condições de habitação de uma edificação, o Laudo de Inspeção Predial entrega ao síndico uma tabela de prioridade dos serviços e manutenções que precisam ser executados.

Essa lista de prioridades ajuda o síndico a ter uma visão mais objetiva e profissional a respeito dos riscos e necessidades de melhoria da edificação do seu condomínio.

Na prática, o síndico deixa de navegar em hipóteses e passa a tratar os problemas com uma ordem de prioridade técnica, apurada pelo engenheiro responsável pelo laudo.

Portanto, o Laudo de Inspeção Predial é uma forma inteligente para criar um “roteiro de manutenção” que vai priorizar as maiores necessidades de um condomínio.

Peça um orçamento para o seu condomínio

Agora que você já sabe da importância de ter um Laudo de Inspeção Predial feito por um profissional capacitado, que tal contar com a ajuda de uma empresa com profissionais certificados e preparados?

A ASTER, em parceria com o engenheiro habilitado Rodrigo Tuono, da Tuono Engenharia, está colocando no mercado o Laudo de Inspeção Predial para prédios comerciais e residenciais.

Reunimos nossos mais de 15 anos de atuação em condomínios e empresas para trazer a você as soluções mais completas do mercado. Se você mora em São Paulo, peça um orçamento agora e fique mais tranquilo em relação às necessidades de conservação e manutenção predial do seu condomínio. ASTER, fazendo por você, zelando pelo coletivo.

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa